I Expo Equi - Brasil - Novembro 2005


 Sucesso na I Expo Eqüi 2005 

            Entre os dias 15 a 20 de novembro de 2005 aconteceu no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, a I Expo Eqüi, evento que seguiu o conceito das maiores feiras mundiais, como a Equitana, na Alemanha, A Fieracavalli, na Itália, e a Salon Du Cheval, na França.

O evento, pioneiro no Brasil, recebeu a visita de 40 mil pessoas, reunindo cerca de 600 animais das mais importantes raças como: Quarto de Milha, Mangalarga, Puro Sangue Inglês, Bretão, Lusitano, Anglo Árabe, Brasileiro de Hipismo, Campolina, Percheron, Clydesdale, Paint Horse, Andaluz e Trahkener.

Tudo isso foi realizado em uma estrutura de 380 mil metros quadrados, no coração da capital paulista, área de privilegiada localização e ambiente muito agradável; onde os visitantes encontraram uma requintada área vip com atividades diárias que incluíram degustação de charutos, comida japonesa e o autêntico café brasileiro.

Na parte esportiva foram realizados no evento os campeonatos nacionais do cavalo Bretão, Percheron e Anglo-Árabe, além dos campeonatos paulista de adestramento e baliza e tambor, e ainda diversas demonstrações, test-rides das raças Campolina, Mangalarga e Muares, jogos de horseball e shows eqüestres.

A Expo Eqüi realizou cursos, fóruns e palestras, trazendo especialistas internacionais nas áreas de fotografia, adestramento olímpico, doma racional, nutrição animal, equoterapia, além de workshops diários, promovidos pela Universidade do Cavalo (programação em anexo).

Entre os expositores e patrocinadores do evento, o visitante encontrou um mix de produtos e serviços que atenderam a todos gostos: galerias de arte , associações eqüestres, haras, joalherias, montadoras de veículos, charutarias, revistas, laboratórios veterinários, equipamentos, selarias, moda country e uma infinidade de produtos Expo Eqüi.

Segundo Caio Trevisan Aidar, idealizador do evento, a idéia da realização da I Expo Eqüi veio de uma análise do grandioso potencial do mercado eqüestre brasileiro, unidos com a experiência da realização de quatro grandes eventos anteriores a Expo Eqüi, onde eram realizadas provas de baliza e tambor, corridas de quarto de milha, leilão e prova de rédeas.

 “Esses eventos começaram a chamar atenção da mídia, patrocinadores e expositores, então vimos que estava na hora de transformar eventos isolados em uma grande feira. Fizemos então um projeto e visitamos a Equitana, o que nos deu ainda mais certeza da necessidade da realização da Expo Eqüi. Quando soltamos o projeto da Expo Eqüi no mercado, a resposta dos criadores, proprietários e do mercado em geral foi imediata, demonstrando que já era um evento esperado a muito tempo. A importância da realização da Expo Eqüi foi enorme, visto que  conseguimos um grande intercâmbio cultural entre criadores e proprietários que se encontram no mercado eqüestre e demonstramos para empresários de outros segmentos, o enorme potencial que ainda pode ser explorado neste nicho de mercado.” Enfatiza Trevisan.

Segundo a Comissão Nacional do Cavalo, o Brasil possui cerca 5,9 milhões de animais, o gera 1 milhão de empregos diretos, além de atingir mais de 120 segmentos, passando por fábricas de raças, selarias, vestuário, etc.

O momento atual do cavalo no Brasil é muito positivo, pois os criadores e proprietários estão se profissionalizando cada vez mais e conseguindo excelentes resultados tanto em território nacional quanto em competições internacionais de diversas modalidades, como corrida, rédeas, cavalgadas, salto, enduro e adestramento, o que demonstra a qualidade do plantel brasileiro.

Para as próximas edições Caio já adianta: “As perpectivas para a segunda Expo Eqüi são as melhores possíveis, pretendemos aumentar cada vez mais o número de expositores e patrocinadores, atraindo um público cada vez maior, sempre inovando nas atrações, trazendo mais raças eqüestres, diferentes modalidades e conseguindo um intercâmbio com nossos vizinhos do Mercosul. A I Expo Eqüi foi um grande aprendizado, para que possamos aprimorar a feira cada vez mais e quem sabe um dia, chegar realmente na proporção das grandes feiras internacionais”.

Leilão Expo Eqüi

Foram ofertados 50 lotes das Quarto de Milha e Paint Horse dos mais renomados criadores do Brasil. Na abertura do leilão, foi realizado um show com dançarinas de can can e um leilão beneficente em prol a Casa Hope (órgão de apoio a criança com câncer); Quintal de São Francisco (Sociedade Protetora dos Animais); Gati Equoterapia e Ong ArteSol (que atende mais de 70 comunidades carentes no Brasil). O evento foi transmitido ao vivo pelo AgroCanal e atingiu a média de R$ 11.000,00.  

 Percheron elege os campeões da

II Exposição Nacional   

Realizada na sexta-feira, 18, no Clube Hípico de Santo Amaro, na Capital paulista, a Exposição da raça foi outra atração dos cavalos de tração na I Expo Eqüi.

O evento contou com a participação de 9 produtos (5 fêmeas e 4 machos), provenientes dos criatórios de Anis Razuk e Miguel Chaves e Paula Montero, os dois maiores criadores de Percheron no Estado de São Paulo.  

Entre as fêmeas a Grande Campeã foi a Campeã Égua Fanfan (Orateur em Nanou), importada da França e propriedade de Miguel Chaves e Paula Montero. A Reservada de Grande Campeã foi Jacqueline Effendix da Arca (Effendix em Hache), que também faturou o título de Reservada Campeã Égua. Jacqueline Effendiz da Arca é criação e propriedade de Anis Razuk.

Entre os machos o Grande Campeão da raça foi Júpiter (Territoire em Belle DÁvril), também Campeão Cavalo. Importado da França, foi exposto por Miguel Chaves e Paula Montero. O Reservado Grande Campeão Percheron foi Paladino da Arca (Içando em Jacqueline Effendix da Arca), também Campeão Potro Junior, criação e propriedade de Anis Razuk.

O título de Melhor Criador ficou para Anis Razuk, e o de “Melhor Expositor” para Miguel Chaves.

 Campeões por categoria

 Campeã Potranca Junior – Quebec Francesa da Arca (Içando em Jacqueline Effendix da Arca), criação e propriedade de Anis Razuk. Reservada – Belize Paraíso (Hedjaz Sultan da Arca em Idalize da Arca), criação e propriedade de Miguel Chaves e Paula Montero.

Campeã Égua – Fanfan (Orateur em Nanou), importada da França e exposta por Miguel Chaves e Paula Montero. Reservada – Jacqueline Effendiz da Arca (Effendix em Hache), criação e propriedade de Anis Razuk.

Campeão Potro Junior – Paladino da Arca (Içando em Jacqueline Effendix da Arca), criação e propriedade de Anis Razuk.

Campeão Potro – Oficial da Arca (Hedjaz Sultan da Arca em Safira do Itapororó 86), criação e propriedade de Anis Razuk.

Campeão Cavalo – Júpiter (Territoire em Belle DÁvril), importado da França e propriedade de Miguel Chaves e Paula Montero. Reservado – Jazz-Band da Arca (Flipper em Juange 300 Primeira Florência), criação de Anis Razuk e propriedade de Miguel Chaves e Paula Montero.  

Estância São Francisco de Borja foi a grande vencedora da

IX Exposição Nacional do Cavalo Bretão

Com a conquista dos títulos de Grande Campeão e Reservado Grande Campeão para três produtos nascidos em seus campos, Cláudio Borja consagra-se como o “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” da mais importante mostra da raça no Brasil.

 A IX Exposição Nacional do Cavalo Bretão foi atração, na sexta-feira, 18 de novembro, da I Expo Eqüi, evento que reuniu as principais raças eqüinas do País no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, Capital.

Além do Bretão, o Percheron também realizou sua V Exposição Nacional, num congraçamento entre estas duas raças de tração por excelência e originárias da França.

Na pista, os produtos da raça Bretã passaram pelo crivo do juiz Bernard Bouilhol, diretor do Stud Book do Sindicato do Cavalo Bretão na França, e que veio ao Brasil com a esposa Veronique.

Os 25 animais em julgamento (11 fêmeas e 14 machos) representaram os criatórios de Anis Razuk, Carlos Eduardo Lang, Cláudio Borja, Eliane Pinto Torres Duarte, Haras Von Gold, José Tadeu Braz, Leandro dos Santos, Maria Lúcia Delamain Fiocati, Mauro Fórmica Lopes Coimbra e Vera Regina Ache Annechino.

Na disputa pelo grande campeonato, a tropa da Estância São Francisco de Borja, de Amparo, SP, propriedade de Cláudio Borja, foi o maior destaque, fazendo os campeões e um reservado com animais nascidos em seus campos.

 O título de Grande Campeã Fêmea ficou para a Campeã Égua Holly SFB (Jasmin em Fanny I). A Reservada de Grande Campeã Fêmea foi Morgana da Arca (Gitan em Hermine), criação de Anis Razuk e propriedade de Cláudio Borja, que também ficou com o título de Reservada Campeã Égua.

Entre os machos, o Grande Campeão foi Ivoire SFB (Jasmin em Czarda da Arca), que disputou o título ostentando a faixa de Campeão Potro. O Reservado de Grande Campeão foi Excalibur SFB (Usbec em Belle de Mai), também Campeão Cavalo.

Jasmin, Grande Campeão da raça na França e no Brasil e propriedade de Cláudio Borja, foi o Campeão de Progênie de Pai pelas conquistas de Holly, Ivoire e Hércules (Reservado Campeão Cavalo).

 Czarda da Arca, também propriedade de Cláudio Borja, venceu na Progênie de Mãe com as conquistas de seus filhos Ivoire e Hércules.

 Cláudio Borja faturou, ainda, os títulos de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” da IX Exposição Nacional do Cavalo Bretão.

 Na cerimônia de premiação, realizada no domingo, 20, na pista de grama do CHSA, o Cônsul Geral da França em São Paulo, Jean-Marc Grazier marcou presença ao lado da esposa Catherine Grazier.

 Campeões por categoria

 Campeã Potranca Junior – Zara MA (Parati HSJE em Izabelle MA), criação e propriedade de Maria Lúcia Delamain Fiocati. Reservada – Jasmine SFB (Jasmin em Fanny I), criação e propriedade de Cláudio Borja.

 Campeã Potranca – Isis HSJE (Ulisses MA em Bröika), criação do Haras São José e Expedictus e propriedade de Maria Lúcia Delamain Fiocati.

 Campeã Égua – Holly SFB (Jasmin em Fanny I), criação e propriedade de Cláudio Borja. Reservada - Morgana da Arca (Gitan em Hermine), criação de Anis Razuk e propriedade de Cláudio Borja.

 Campeão Potro Junior – Júpiter SFB (Excalibur SFB em JE T´Aime da Arca), criação e propriedade de Cláudio Borja. Reservado – Sultan Von Gold (Jasmin em Baronne HSJE), criação e propriedade do Haras Von Gold.

 Campeão Potro – Ivoire SFB (Jasmin em Czarda da Arca), criação e propriedade de Cláudio Borja. Reservado – Odeon da Arca (Gitan em Karine da Arca), criação e propriedade de Anis Razuk.

 Campeão Cavalo – Excalibur SFB (Usbec em Belle de Mai), criação e propriedade de Cláudio Borja. Reservado – Hércules SFB (Jasmin em Czarda da Arca), criação de Cláudio Borja e propriedade de Carlos Eduardo Lang.

 Um show de Atrelagem

Na Atrelagem, o Bretão promoveu um espetáculo à parte. Além das apresentações do grande campeão francês Jasmin na pista principal, a raça participou do espetáculo da Atrelagem no domingo, 20, na pista de grama. 

Na tração simples, dois animais representaram a raça. Jasmin, propriedade de Cláudio Borja, se apresentou atrelado a um trole original do início do século XX, restaurado, conduzido por Ana Carolina Borja Soares e Silva.

Kabrocha da Arca, meio sangue Bretã, se apresentou atrelada a uma réplica de carruagem inglesa vitoriana, propriedade das Carruagens São Paulo. 

 Na tração dupla o Bretão foi representado por Gabi SFB e Miss Romanic NH, dois Bretões puros que foram atrelados a uma réplica de carroção tipo Velho-Oeste e conduzidos por seu proprietário Carlos Eduardo Lang.  

Versatilidade: a ênfase do

cavalo Lusitano na I Expo Eqüi  

Vencendo nas provas de Salto, apresentando demonstrações de Atrelagem, Equitação de Trabalho, Volteio, show de Alta Escola; promovendo a final do Campeonato Paulista de Adestramento e um simpósio com a juíza internacional Gail Hoff-Carmona, dos EUA, o Puro Sangue Lusitano transformou a I Expo Eqüi em uma excepcional vitrine para mostrar sua beleza e versatilidade. Foi a raça mais funcional entre as 16 que marcaram presença no evento, realizado no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, Capital, entre 15 a 20 de novembro, com público estimado em 40 mil pessoas.

 R20;Atuando em diversas frentes, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) ficou satisfeita com a participação da raça na I Expo Eqüi. Sem dúvida, foi a raça que mais opções ofereceu aos amantes do cavalo presentes na feira. Já estamos planejando uma participação ainda maior na próxima edição do eventoR21;, avalia Raul Antonio de Maura Silva, Superintendente da ABPSL.

 Além da presença do cavalo Lusitano nas pistas principal, de grama e de Adestramento, a ABPSL montou um R20;standR21; de 24 metros quadrados que durante todo o evento foi o ponto de apoio de criadores, proprietários e cavaleiros.

 A raça inaugurou as atividades da Expo Eqüi, na terça-feira, 15, participando das provas de Salto, com vitória em três das quatro provas. Marina Moradian montando Progresso venceu na Omnia e Willian Carvalho com Supremo Imagem venceu as provas de 1,00m e 1,15m. R20;Com 15% dos inscritos premiamos metade dos concorrentes que foram ao pódioR21; comenta Raul. O patrocínio do Salto foi oferecido pelo Haras Leopoldina, do criador de PSL Paulo Saraiva. R20;Paralelamente às provas de Salto, a ABPSL promovia no ´casarão´ do Clube a abertura do Seminário de Adestramento Clássico com a americana Gail Hoff-Carmona, juíza internacional que mostrou, ao longo da semana, grande sensibilidade ao dar aulas práticas para 25 cavaleiros e amazonasR21;, observa Raul.

 O Lusitano fez apresentações de Volteio com a campeã Latino-Americana Thais Tavares Paes e o cavaleiro Nícolas Martinez, além das crianças volteadoras do CHSA. Thais e Nícolas apresentaram um R20;paz de deuxR21; emocionante com os garanhões Nugral Itapuã e Quatrilho Itapuã.

 Diariamente, a Equipe Medalha de Ouro exibiu exercícios de Alta Escola com participação do garanhão Flipper, Puro Sangue Lusitano que virou R20;astroR21; de filmes e campanhas publicitárias.

 Na quinta-feira, 17, o destaque foi à apresentação de Equitação de Trabalho, numa demonstração marcada pela competência de armadores e cavaleiros, cuja intenção foi de atrair novas raças para a modalidade. O Haras do Bosque, de José Carlos Macedo dos Santos, e a Coudelaria Ilha Verde, de Victor Oliva, cederam cavalos e cavaleiros. Rogério Silva Clementino, em trajes portugueses, se apresentou com Navarro (AJR), Campeão Europeu e Vice-campeão Mundial nesta modalidade. Mauro da Silva Júnior, montando Trunfo VO se apresentou em trajes R20;westernR21; e ao som de uma balada country. Samira Uemura, montando Ubrique Interagro, representou a ala feminina da Equitação de Trabalho em trajes clássicos. O público se encantou e aplaudiu a apresentação, e imediatamente as raças Campolina e Mangalarga externaram seu desejo em competir na modalidade. A Equitação de Trabalho também foi divulgada através de distribuição de folders nos stands de raças e do vídeo do stand da ABPSL. Enfim, sucesso total.

 Através das Carruagens Tomazelli o cavalo Lusitano também participou da Atrelagem, especialmente no domingo, 20, na pista de grama, ao lado das raças de cavalo Bretão, Percheron e Clydesdale. 

Pistache, Lusitano adestrado em Alta Escola, foi conduzido por Sandra Tomazelli e atrelado a um trole verde colonial conversível de 1929.

O baio amarilho Crystal, conduzido por Maurício Tomazelli, se apresentou atrelado a uma carruagem conversível branca e azul com detalhes em dourado datada de 1890. Veículo leve, muito utilizado na época para passeios em família, a carruagem registra várias participações em novelas e programas de televisão.

 Nos dois últimos dias da Expo Eqüi, o Puro Sangue Lusitano dominou a final do Ranking Paulista de Adestramento, que coincidia com a final do Campeonato Paulista de Adestramento do PSL. A premiação foi feita no R20;standR21; da Associação, numa festa que culminou com a entrega de uma moto zero km, oferecida pela Coudelaria Alegria dos Pinhais a Leandro Aparecido Silva, campeão da série Preliminar Aberta.  

APTB é sucesso durante a Expo Equi com 800 inscrições

Nos dias 19 e 20 de novembro, a Associação Paulista de Tambor e Baliza realizou a 1a. etapa do Campeonato 2005/2006, durante a I Expo Equi, no Clube Hípico Santo Amaro. O sucesso foi total, com recorde de inscrições e transmissão ao vivo pelo BandSports e Terra Viva.

Com um grande número de inscrições (920 no total) - que superou todas as expectativas dos organizadores - e um numeroso público nos dois dias de prova (no sábado 6 Balizas e no domingo 3 Tambores), a 1a. etapa do Campeonato APTB 2005/2006 foi sucesso total. Aproveitando a realização da I Expo Equi, a Associação realizou a 1a. etapa e contou com uma enorme participação dos competidores, além de inovar transmitindo a categoria Aberta das duas categorias ao vivo pelos canais Band Sports e Terra Viva. O presidente da Associação, Marcelo Del Chiaro, estava muito feliz com o sucesso alcançado nesta primeira etapa do segundo campeonato e acredita que isto se deve a um conjunto de fatores formado pela premiação diferenciada no sistema de 3 divisões, a grande premiação oferecida (R$ 50 mil por etapa) e a consolidação da APTB como associação forte, das duas modalidades no país.

“Todos aprovaram o nosso campeonato e a forma inovadora de premiação em 3 categorias e o sucesso está aí: um grande número de inscrições e o crescimento no número de associados no segundo ano de existência da associação! Além disto tivemos participação de competidores de outros Estados, como Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que estão em busca do título de campeões paulistas, o que só engrandece o nosso campeonato. E, a repercussão deste sucesso nós já sentimos na segunda-feira após a prova, quando recebemos diversos telefonemas de empresas querendo patrocinar o campeonato!”, disse.

O número de 920 inscrições além de ter sido recorde em todas as provas já realizadas pela APTB também foi considerado muito grande se comparado com provas já consagradas de Associações. “Acreditamos que isto se deve a mídia forte que fizemos, com anúncios na TV, jornais e revistas, além do formato 3D, que chama a atenção da maioria dos competidores, já que temos hoje uma média de 30% de conjuntos top de linha e os 70% restante também têm condições de serem premiados neste novo formato. Isto abre o mercado e faz crescer o interesse de novos competidores em participar das modalidades!”, continuou o presidente.

A transmissão ao vivo também foi muito elogiada por todos e a parceria com a Band Sports era para transmissão ao vivo nesta primeira etapa, com gravação de todas as outras etapas para serem mostradas em programas posteriores. “Agora, já estamos em negociação, por interesse da própria TV, em transmitir ao vivo também as outras etapas, já que eles receberam muitos telefonemas e a audiência foi muito boa!”, conta Marcelo.

Crescimento e interesse na APTB

A APTB existe há pouco mais de um ano e contava com 207 associados. Após a realização desta 1a. etapa, o número dobrou e hoje a entidade conta com mais de 400 associados.

Outro fator diferenciado desta etapa foi a realização de uma prova western em pleno reduto do hipismo clássico, já que o Clube Hípico Santo Amaro é tradicional na realização das provas de Salto e Adestramento. “Muita gente veio me perguntar como colocamos os nossos cavalos Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa, numa prova tão grande como esta, junto aos Puro Sangue Inglês e BH que são maioria na hípica. Foi um trabalho bem feito que chamou inclusive a atenção dos praticantes de hipismo clássico, já que recebi diversas pessoas querendo conhecer um pouco mais sobre a associação e as nossas modalidades!”.

Além do interesse de novos competidores a APTB está recebendo também convites de diversos eventos para a realização de provas do Campeonato. Marcelo explicou que o Campeonato 2005/2006 já está fechado, mas que existe a negociação com outros eventos para a realização de provas extra-campeonatos no próximo ano.

Resultados

Baliza Aberta 1D

1o. Invicta Proud, Vagner Simionato (Bauru), 20,616

2o. Seli Shady, Edgar Alves (Foz do Iguaçu), 20,618

3o. Top Night Cody, Anderson Oliveira (Americana), 21,009


Baliza Aberta 2D


1o. Clinton Jay ADW, Ronildo Moraes (São Paulo), 21,135

2o. Angolano Beaver, Durval S Neto (Sapucaia/RJ), 21,204

3o. Tunder Leo, Ronildo Moraes (São Paulo), 21,267


Baliza Aberta 3D

1o Shady Princess, Claudinei Ribeiro (Bauru), 21,927

2o. Poco Top Cody, Evandro Guerra (Barretos), 21,970

3o. Guest Winner CV, Durval S. Neto (Sapucaia/RJ), 22,024


Baliza Amador 1D

1o. Clinton Jay, Vinícius Moraes, 20,726

2o. Marujo Bar, Danilo Rahal (Garça), 20,982


Baliza Amador 3D


1o. Ruanda Quest, Carlos Mesquita (Arujá), 21,813

2o. She S A Shady, Paulo César Farha (Bauru), 21,924

3o. Capitão Boy, Carina Sanches (Suzano), 21,994

Baliza Júnior 1D

1o. Dandy Okie, João Otávio (Guaratinguetá), 20,766

2o. MR Marino Bars, João Otávio (Guaratinguetá), 21,089

3o. Winner Bruby, Gabriel Lolli (Pirapora do Bom Jesus), 21,135

Baliza Júnior 2D

1o. Asa Branca, Breno Lolli (Pirapora do Bom Jesus), 21,282

2o. Night Mystic, João Otávio (Guaratinguetá), 21,344

3o. Free Way, Sofia Delchiaro (Araçoiaba da Serra), 21,523

Baliza Júnior 3D

1o. Extra Víbora, João Otábio (Guaratinguetá), 21,966

2o. Thunder Trouble, Milena Prado (Arujá), 22.090

Baliza Júnior 4D

1o. Leila Tini IRPA, Ana Paula Monteiro (São Paulo), 23,145

2o. Carolina Doc, Nathália Grotti (Caçapava), 24,333

3o. Randle San, Sofia Delchiaro (Araçoiaba da Serra), 26,297

Baliza Jovem 1D

1o. Angolano Beaver, Durval S Neto (Sapucaia/RJ), 21,171

2o. Grace Bee, Rodrigo Toledo (Caçapava), 21,271

3o. Guest winner CV, Durval S. Neto (Sapucaia/RJ), 21,484

Baliza Jovem 2D

1o. Mid Max, Monize Crisostomo (Sapucaia), 21,852

2o. Mustang Smooth, Rodrigo Monteiro (São Paulo), 22,006

3o. Smart Solano, Thomas T. Pinto (São Paulo), 22,093

Baliza Jovem 3D

1o. Dash Play JÁ, Rodrigo Monteiro (São Paulo), 22,372

2o. Second Time, Tatiana Carvalho (São Paulo), 24,231

3o Mack Chance Lee, Bruno Bussing (Porta do Sol), 26,621

Jack Pot Baliza

1o. Silver Leo, Archeson Teixeira (São Paulo), 21,090

Tambor Aberta 1D

1o. Three Bee, Cláudio Silva (São Paulo), 17,973

2o. Gracefull Bomber, André Coelho (Caçapava), 18,165

3o. The Best Doc, Ronildo Moraes (Jaguariúna), 18,171

Tambor Aberta 2D

1o. Matchwood, André Coelho (Caçapava), 18,555

2o. Nexo Lark, Ademir Pereira (São Paulo), 18,579)

3o. Invicta Proud, Vagner Simionato (Bauru), 18,581

Tambor Aberta 3D

1o. Trouble Night Cob, Divino Simões (Teresópolis/RJ), 19,014

2o. Top Night Cód, Anderson Oliveira (Americana), 19,028

3o. Fly Filly Moon, Célio Fidélis da Silva (Cotia), 19,031

Tambor Amador 1D

1o. Spenda Doc, Valdir Figueiredo (Quadra), 18,161

2o. Little Girl, Valdir Figueiredo (São Paulo), 18,245

3o. Owt Low Bee D, Jamili da Silva (Rio de Janeiro), 18,249

Tambor Amador 2D

1o. Tiffany Por Siss, Nelson Assumpção (Maracaí), 18,677

2o. Playpep Jay, Carina Sanches (Suzano), 18,699

3o. Miss Catchme, Paulo Farah (Bauru), 18,728

Tambor Amador 3D

1o. Doc Pacific, Juliana Bresciani (Sorocaba), 19,185

2º. Indomável Objet, Márcio Bueno (Barueri), 19,245

3º. Minuano Star, João Loli Jr. (Santo André), 19,295

Tambor Júnior 1D

1o. Teques Good, Natalia Nogueira (São Paulo), 18,392

2o. Racy Melodys, Ana Carolina Almeida (Mairinque), 18,629

3o. Smoking Vit, Caio Lolli (Pirapora do Bom Jesus), 18,761

Tambor Júnior 2D

1o. Chacal Esa, Natália Serra Bueno (Suzano), 18,897

2º. Ruanda Quest, Alan Peixoto (Arujá), 18,965

3o. Mr San Diego, Alan Peixoto (Arujá), 18,966

Tambor Júnior 3D

1o. San Roper, Gustavo Antonelli (Arujá), 19,421

2º. Mustang Smoot, Ana Paula Monteiro, 19,431

3o. Tammy Rose Times, Marinsa Fasano (Bauru), 19,578

Tambor Júnior 4D

1o. Sugar Del Rey, Reginaldo Rosa Jr. (Guaratinguetá), 20,048

2º. Cindy Magic, Isadora Garcia (São Paulo), 20,189

3o. Move Two Times, Monique Britto (Atibaia), 20,460

Tambor Jovem 1D

1o. The Best Doc, Ana Flávia Belumat (Jaguariúna), 18,282

2o. Honey Question, Rafaela Laturraghe (Indaiatuba), 18,372

3o. S T Lena Leo, Ana Flávia Belumat (Jaguariúna), 18,534

Tambor Jovem 2D

1o. Mack Chance Lee, Bruno Bussing (Porta do Sol), 18,873

2o. Sweet Chick, Renata Danielli (Taubaté), 18,908

3o. Johnnie Walker, Thomas Teixeira (Taubaté), 18,920

Tambor Jovem 3D

1o. Galante Leo, Ana Flávia Belumat (Jaguariúna), 19,286

2o. Grace Full Bomber, Rodrigo Toledo (Caçapava), 19,287

3o. Poco Skippy SN, Samara, 19,295

Tambor Feminino 1D

1o. The Best Doc, Ana Flávia Belumat (Jaguariúna), 18,480

2o. Mac Fast, Ciely Guerra (Barretos), 18,484

3o. Teques Good King, Natália Nogueira (São Paulo), 18,518

Tambor Feminino 2D

1o. Napolitano, Ana Carolina Almeida (Mairinque), 18,992

2o. Shes Shady, Júlia Fratti (Juquitiba), 19,013

3o. Montana Bandit, Zazá Caldeira (Indaiatuba), 19,027

Tambor Feminino 3D

1o. EF Easy Fly, Gabryelle Fagundes (Divinópolis/MG), 19,494

2o. Izo Shady, Vanessa Neder (Sào José dos Campos), 19,596

3o. Setina, Michele Britto (Atibaia), 19,704

Jack Pot Tambor

1o. Fofinha San, Marcos Monzinho (Jaguariúna), 19,298

Tira Teima

Campeão – Henna Leo, Miguel Dias (São Paulo), 17,937

ßvoltar