REPRODUTOR NACIONAL – 15/11/2003             


por Mill Reef

É um prazer estar iniciando junto com grandes amigos este site sobre turfe nesse momento tão critico que estamos passando e esperamos que nosso site decole assim como queremos que o turfe de a volta por cima.

Nesse nosso primeiro momento gostaria de colocar a minha visão sobre o aspecto dos reprodutores em atividade em nosso país.

Particularmente eu gostaria de colocar que o Brasil é um local que vem crescendo bastante na qualidade de sua criação, passando a ser respeitado até fora do país, entretanto, nós mesmos não somos patrióticos em relação aos nossos cavalos, já que é preferível importar um cavalo de terceiro time estrangeiro à investir em um consagrado animal brasileiro, algum cavalo que tenha se mostrado de grande categoria aqui no Brasil.

Alguns poucos animais tiveram essa sorte, de seus proprietários os colocarem em centros criatórios que gostassem do respectivo animal e lhe dessem essa oportunidade. Mas também é valido lembrar que nem sempre da certo, assim como grandes cavalos também não dão certo em qualquer lugar do mundo.

Aqui no Brasil podemos citar os caso de Clackson, onde seu proprietário colocou a disposição deste o a grande maioria de seu plantel de reprodutoras e pelo que me lembro bem, logo na sua primeira geração levantou o Derby com Old Pretender, e na seqüência vieram outros inúmeros ganhadores de provas de grupo, até candidatos a ídolo como Flying Finn e hoje em dia Lord Marcos.

Também temos hoje um cavalo com grande potencial que ainda não teve uma grande oportunidade embora já tenha tido grande resultado, estou falando de Thignon Lafré, pai do tríplice coroado Roxinho, do ganhador do Derby Ballxiza. Outro que vem despontando logo em sua primeira geração é Quinze Quilates, que teve “sorte” e foi parar em um centro criatório modelar com éguas de bom nível de categoria, e também podemos falar de seu pai, Only Once, que sempre foi reservado a cobrir poucas éguas, a maioria de seu proprietário, o desaparecido Haras 2001, que realmente investiu nele. Dentre esses cavalos novos podemos citar o também filho de cavalo nacional Dancer Man (Sestero) pai de um dos favoritos ao Derby, Other Victory. Existem outros grandes cavalos que com poucos filhos tiveram resultados como Pour Henri e Grimaldi, este ultimo, com a campanha que teve, era para ser um dos animais até com fila de éguas, entretanto, é apenas mais um em nosso vasto plantel de reprodutores.

Como esquecer de Itajara, desaparecido precocemente e pai de dois formidáveis animais, Siphon e Romarin.

Por outro lado tivemos aqueles cavalos que foram grandes cavalos e nunca tiveram uma chance condizente com sua categoria, foram preteridos a cavalos inferiores estrangeiros.

Com isso posso concluir que os nossos reprodutores, a medida que tem sua chance, terão toda condição de mostrar seu potencial genético.

ßvoltar