GP.
Brasil
2025
por Julio Matano
" GP. Brasil 2025 - Reflexões "
É de conhecimento geral, o atual estágio delicado que se encontra o turfe brasileiro. Após décadas de extremo sucesso, e de grande público presente nos hipódromos, infelizmente hoje experimentamos o caminho inverso. Os números da criação nacional, em termos de produtos nascidos, juntamente com o baixos volumes de apostas, ligou há anos um perigoso sinal de alerta. Hipódromos famosos em outrora, hoje vive uma dura realidade, para formações dos páreos. Não me cabe o juízo de valor ou apontar os culpados. O momento exige união, dedicação e se buscar alternativas, para o turfe trilhar seu lugar habitual, que sempre foi de muito sucesso e respeito, no seguimento entretenimento & emoção.
Os reflexos do magnífico Grande Prêmio Brasil, realizado no hipódromo da gávea, neste ano de 2025, nos inspira reviver tempos de ouro. Lógico que para um vultoso evento desta envergadura, é necessário ter, uma equipe altamente capacitada, para execução, deste grandioso acontecimento turfístico, em seu maior alto grau em detalhes.
Foram 5 reuniões memoráveis, contando com ótimo número de competidores e nível técnico muito bom, para o atual estágio de nossa criação. As principais provas (graduadas), exibiram os garanhões e melhores criadores da atualidade. O público foi brindado, com chegadas emocionantes (É a alma do turfe). Vitórias inesquecíveis, irão ficar na memória dos presentes, por décadas, assim como ficou em mim, Bowling (Brz), ganhando o GP. Brasil em 1987.
Sinsel (Brz) - GP. Brasil em 2.400m grama. Uma chegada que irá perdurar na mente de todos, por décadas. Por um fio, um páreo ganho, jogado fora, por imprudência de seu piloto. Mesmo assim, como não citar os nomes de : 2º Valparaíso (Brz), 3º Ethereum (Brz), 4º Mc Arrocha (Brz) - Adversários extraordinários, que poderiam idem, ter ganho sem nenhuma contestação !!!
Sinsel (Brz) - Fatura o GP. Brasil, por um fio de cabelo...
Foi o maior GP. Brasil, dos últimos 20 anos, com toda certeza.
Madrake (Brz) - Alcançando o Tri-Campeonato no GP. Major Suckow Gr.1, em 1.000m grama (feito espetacular), numa chegada de cinema, pegando no último pulo, o craque Lendário Brujo (Comandante Dodge).
Madrake (Brz)
Dopodomani (Brz) - Outra chegada linda e emocionante, contagiando os presentes, no tradicional GP. Presidente da República, em 1.600m grama.
Dopodomani (Brz)
" O Nível Técnico via Pedigrees "
Os aspectos que determinam, onde se estamos certos ou errados, é o disco e chegada. Conceitos e opiniões cada um tem e tudo certo. Somos livres para usar qual garanhão, nos agradam mais. Seja por bolso ou por comodidade. Após alguns anos, saberemos se tivemos boas intuições. Temos bons garanhões na praça.
Drosselmeyer (USA), sempre entre os mais valorizados, novamente marcou presença, com filhos de alto nível. Sua filha, Night Of Rose (Brz) - Conquistou seu 3º Grupo 1, e com certeza, foi uma emoção gigante e merecida, para seu proprietário e familiares. O turfe é isso, expor sentimentos e amor !!!
Night Of Rose (Brz)
Alpha (USA), infelizmente por motivos não tão claros, devolvido aos donos, mostrou mais uma vez, ser um garanhão muito útil. O ganhador do GP. Brasil, fica como testemunha.
Can The Man (USA) - Muito respeitado, gerou outro ganhador de Gr.1, entre os potros da nova geração = Tá Legal (Brz). Infelizmente, já desaparecido.
Um aspecto, que não podemos deixar de citar, é o aproveitamento do garanhão nacional. Como de habitual, sempre desvalorizado e pouco utilizado. Isso é um erro enorme, que aos poucos, vem sendo corrigido. Se o passado deixou ótimos " Exemplos & Recados ", porque negar isso ? Clackson, Only Once, O Maior, Ay Caramba, Redattore, Hard Buck, Sabinus, corredores de expressão nas pistas, geraram idem, ganhadores do GP. Brasil. Seria isso apenas sorte ?
É só olhar a chegada desse último GP. Brasil, por um fio de cabelo, não ganhou outro filho de Ay Caramba (Brz). Um promissor garanhão, que merece todos elogios : Arrocha (Brz). Seu filho MC Arrocha, já ganhador clássico, veio com muita ação, na chegada da famosa prova, deixando ótima impressão. Sem esquecer, que sua filha Valência (Brz) - Venceu o GP. OSAF Gr.3, em 1.600m pista de grama.
Lembrando, que nas últimas 31 edições do GP. Brasil, tivemos 10 vitórias, para o garanhão nacional.
O Efeito Sangarius (GB) - Pista e Leilão
Quando Odalisca (Brz) F.2a Sangarius - Cruzou o disco de chegada e levantou com autoridade o GP. Francisco Villela de Paula Machado Gr.2, em 1.600m pista de grama, algo importante já se desenhava. Este lindo e promissor garanhão, muito respeitado por todos, que tenham o mínimo de conhecimento, já podem imaginar com o passar do tempo e aumento das distâncias, o que virá pela frente. Uma importação ousada e acertada, digna de aplausos. Mostraram coragem num momento muito delicado do turfe brasileiro. Onde investir em qualidade (garanhão), poderia ser muito arriscado. Mais delicado ainda, expor em leilão presencial, já que a moda, é só apresentar cavalos via YouTube (um desastre isso, para os tempos atuais).
O volume das vendas, com 2 gerações deste magnífico garanhão, filho de Kingman (GB), já se pagou o investimento.
O Haras Santa Rita da Serra, possibilitou e resgatou algo maravilhoso. Um espetacular leilão presencial, onde puderam mostrar, sua qualidade internacional na arte de criar cavalos. Valeu cada segundo, poder admirar os filhos de Sangarius (GB), num evento que ficará na memória de muitos. Tenho certeza, que os preços alcançados ao vivo, foram muito superiores, caso fossem via Online / YouTube. Decisão em favor de todos. Merecem aplausos.
Já é hora de uma reformulação, no tocante a comercialização de nossa criação do Puro Sangue Inglês. O comodismo muitas vezes, esfria nossa atividade, que tem como base principal o contato físico. É ele que gera laços afetivos e união, para chegarmos muito mais longe. A rivalidade deve ficar na pista. A arquibancada é um espaço para se vibrar e sonhar !!!
O momento é de união. Ajuda mútua, para o turfe resgatar seu papel de destaque na sociedade.
O Jockey Club Brasileiro, nos faz sonhar, com dias melhores. Um exemplo maravilhoso de amor e dedicação ao turfe, por seus dirigentes e colaboradores !!!