Matéria Especial                        Fevereiro/2007


Jorge "Everest" Ricardo

por Clackon

O jockey brasileiro Jorge Ricardo ao completar a sua 9.591ª vitória, ocorrida no último dia 5, no Hipódromo de Palermo, não apenas inscreveu seu nome na história do turfe mundial mas, mais do que isso, atingiu essa marca de uma forma impecável como  profissional.

A marca, por si só, não explica o gigantismo de caráter e profissionalismo que esse jockey reuniu ao longo de sua carreira. O que mais impressiona não é o número de vitórias alcançadas, mas a qualidade de suas vitórias.

Filho do famoso freio Antonio Ricardo, Jorge Ricardo teve no  seu pai a sua universidade de turfe, e nessa dificílima profissão saiu-se com o título de professor catedrático. Atuando sempre no turfe carioca, Jorge Ricardo montava com verdadeiros mestres das rédeas, tais como Gonçalino Feijó de Almeida, Juvenal Machado Silva, Gabriel Menezes,Francisco Pereira Filho, José Queiroz , Adail Oliveira, E.Ferreira e tantos outros ídolos da Gávea. Duelos memoráveis, em retas antológicas, foram disputadas, e que permanecem até hoje na memória do turfista.

Jorge Ricardo, é um jockey que, para usar um jargão muito em moda no mundo empresarial, é "focado" na sua profissão. Quando ele têm uma montaria, ele sabe perfeitamente o retrospecto de  seus oponentes e como irão se comportar na corrida. Em outras palavras, ele é um profundo observador do mundo do turfe à sua volta, e usa de forma profissional a sua visão privilegiada.

Sabendo de cor o nível de seus adversários, entra na seqüência a sua arma mais mortal durante a corrida: a sua técnica.

Há um ditado no turfe que diz que o grande jockey não é aquele que dá pernas para o cavalo, mas aquele que não as tira.O Jorge Ricardo é a perfeita tradução desse dito.

Seu percurso é coisa rara de se ver hoje em dia. Adequando a posição do animal na corrida da melhor forma, o resultado final  já é conhecido de todos: Quando o Ricardo aparece  na reta e avança, é foto da vitória na certa.

Sua impressionante coleção de títulos nessa difícil carreira é algo assombroso: estatísticas na Gávea, vencedor de um sem número de provas de grupo, dos Grande Prêmios São Paulo, Brasil, Associação Latino Americana, GP Carlos Pellegrini, ídolo e líder das estatísticas na Argentina e nesse extraordinário feito, líder da estatística mundial de vitórias.

Aqui entra um detalhe que talvez explique o alcance da fama e glória, muita justas por sinal, do bridão Jorge Ricardo. A escola sul americana de jockeys é sem sombra de dúvida alguma a melhor do mundo, e não há  nenhum viés nacionalista em se fazer tal afirmação. O percurso e tocada do jockey sul americano é de longe muito superior aos europeus e norte americanos, e como à sintetizar essa superioridade encontra-se  Jorge Ricardo.

Um exemplo da afirmação acima: Suas vitórias com a lenda Much Better foram aulas de pós graduação que esse espetacular jockey deu ao mundo do turfe. Aos que tiveram a oportunidade de ver essas corridas sabem bem do que está se falando aqui. Um fenômeno de cavalo e um jockey fenomenal.

Much Better - Latino

Much Better - GP. São Paulo 1994

Much Better - GP. Brasil 1994

Estas poucas linhas foram tão somente um pequeno lembrete do significa esse grande profissional, e sua presença no turfe mundial pode ser comparada  ao monte Everest.

"Alguém pode alcançá-lo, superá-lo, jamais !!!

É um orgulho para o turfe brasileiro ter alguém como o Jorge Ricardo.

Home