Persse - Gigante Treinador              por Julio Matano


Considerado por muitos, como o maior treinador de 2 anos, do turfe mundial, de todos os tempos. Seu nome : Henry Seymour Persse.

Perguntado a ele, qual a maior qualidade num cavalo de corrida ? Ele respondeu : Velocidade. Outro o questionou, assim... "E depois" ? Persse respondeu... Mais VELOCIDADE.

A definitiva contribuição, da arte de treinar cavalo de corridas, ocorre no preparo dos 2 anos. Desde o instante em que os "Yearlings" entravam em sua cocheiras, eram submetidos, a uma disciplina quase militar, e moldados segundo a vontade de seu treinador. O objetivo, não era quebrar o caráter dos animais, e sim os de lhes impor, um sistema de trabalho, através do qual, suas habilidades naturais, dos potros cedo desabrochavam.

Tal sistema, proporcionava óbvias vantagens, sobre o método dos concorrentes, de maneira mais suave, onde os animais, podiam se "divertir" nos galopes matinais, como se ainda estivessem no haras. O sucesso obtido por Persse, com cavalos de 2 anos, podem ser avaliado, nas próprias palavras do consagrado treinador.

"A principal coisa a ser preservada, num potro de 2 anos é sua velocidade". Se ele a perder durante a fase de treinamento, deve ser imediatamente afastado das pistas. O treinador de 2 anos precisa estar atento, para jamais deixar que estes juvenis, se cansem inutilmente e percam sua condição física. Devemos mantê-los sempre em plenos de energia, prontos para saltar da fita a qualquer momento, e acelerar sempre que solicitados.

Deixando bem claro, que Persse, jamais exauriu seus potros, em trabalhos preparatórios e somente os faziam estrear, quando tinha certeza da vitória.

"Meus potros mostram  logo de cara, do que são capazes,  desde a primeira vez, que pisam na pistas. Eles entram para correr e vencer".

Entre seus conceitos, nunca deixar um cavalo fazer uma ou duas corridas (suaves). Pois isso, conspirava contra, auto-confiança do animal. Dentre de seus conceitos, ele dizia, "Um 2 anos precoce, deve correr na frente, ansioso para galopar desde a largada, com a maior velocidade possível".

"Se você deixar um potro de 2 anos, perceber que ele pode, galopar preguiçosamente todos os dias, é exatamente isso, que vai fazer, o resto de sua vida".

Não de se entranhar, que Persse, foi considerado o maior treinador de 2 anos. Já que ele foi, o treinador do melhor 2 anos da história do turfe mundial, The Tetrarch (Ire) M. 1911 - filho de Roi Herod e Vahren (Bona Vista, ser treinado por ele.  Um cavalo de forte paleta, com tremendo comprimento de pescoço e excepcional, quartos traseiros, que de davam tremenda capacidade de alavancagem. Ligeiramente selado (agravou com avanço de idade). Tinha cabeça bela e inteligente. Sua açao em corrida, era assim. Ao usar alavanca de seus empurradores, e seu dorso parecia se encurtar-se, e as pernas se tornavam, mais longas até o momento, que os pés se projetavam à frente das mãos, como se fosse  uma lebre.

Esta forma de galopar, é uma característica dos predadores, de grande explosão muscular.

The Tetrarch (Ire) M.1911 - Permaneceu invicto na campanha aos 2 anos, vencendo por sete vezes, e com enorme facilidade, todos seu oponentes. Champagne Stakes, Woodcote Stakes, Coventry Stakes, National Breeders Produce Stakes, Rous Memorial Stakes. Eleito : 2-year-old Champion in England. Por problemas, em seu boleto, foi retirado de treinamento, e logo, foi enviado a reprodução. Seu treinador (Persse), foi questionado, sobre The Tetrarch , e suas chances teóricas no Derby. Ele assim respondeu. "Meu cavalo poderia vencer, qualquer coisa viva", que corresse contra ele, em qualquer distância, e ainda disse. "Ele era uma aberração e creio que jamais, haverá outro igual". Confirmando, previsões de Persse, o filho de Roi Herod (Fr), gerou  3 vencedores do St. Leger (3.000m), Salmon Trouth por exemplo, e o sprinter Tetratema (GB), vencedor da July Cup Gr.1, entre outras provas.

The Tetrarch (Ire) M. Tordilho1911

E como esquecer de Mumtaz Mahal (The Tetrarch) F. tordilha 1921. Considerada à égua mais veloz da história, em sua época (Potranca Voadora). Sua fama perdura, até os dias de hoje. Aos 2 anos, perdeu, apenas uma vez. Venceu 7 vezes, em 10 atuações, e mais dois (2º). 1º Spring Stakes, Queen Mary Stakes, National Breeders Produce Stakes, Molecomb Stakes, Champagne Stakes, King George Stakes, Nunthorpe Stakes. Eleita Champion 2yo Filly (1923), Champion Sprinter na Inglaterra. Levada para reprodução, tornou-se égua-base do criador Aga Khan e do turfe mundial. Sua linha, sobrevive atual. Para se ter uma noção deste veio materno, irei citar apenas Zarkava (Ire) F.2005 por Zamindar (USA) - Invicta em 7 atuações, e vencedora do Prix de L'Arc de Triomphe (Fr-G1), Prix Vermeille (Fr-G1), Poule D'Essai Des Pouliches (Fr-G1), Prix de Diane (French Oaks) (Fr-G1).

Mumtaz Mahal (GB) por The Tetrarch

O legado de Persse, ficou na gravado nas pistas. Sabia entender, as necessidades de um potro. Era sério e dedicado. Sua vontade de fazer o melhor, lhe assegurou um lugar na história. Sendo ele o maior treinador de potros de 2 anos da história.

Educado em Oxford, Persse passou todos os anos, de sua vida adulta, montando e treinando cavalos de corrida, e antes de morrer em 1960, aos 91 anos de idade, escreveu isso : "Por quase 70 anos, vivi a vida de um jóquei amador e treinador-proprietário : Amei cada minuto disso".

Home