Youturfe                           


Por Clackson  e Julio Matano

A tarefa primordial do site Turfebrasil é levar a informação de qualidade do fascinante mundo do turfe, ao público em geral, e para isso disponibiliza artigos especiais, colunas, fotos, análises de pedigrees,  para que, indistintamente todos possam sentir a grandeza do turfe.   

Uma lacuna que julgávamos aberta e nesta data estamos tentando preenchê-la, refere ao poder das imagens de um páreo em movimento. Por mais que descrevamos detalhadamente os grande páreos, a força de um replay eleva exponencialmente a emoção vivida. Usando a mídia disponibilizada na Internet, estamos inaugurando a coluna " Youturfe", uma propositada junção entre o  youtube ( site de imagens) e  turfe. 

Traremos links com replays de grandes páreos da história do turfe, com comentários sobre a filiação do vencedor e alguma particularidade da prova. Dessa forma cremos que o site Turfebrasil dá mais uma contribuição a comunidade turfística no que tange a amplificar as emoções que só o turfe proporciona.


  Grandes Cavalos da História - Grandes Vitórias !!!  

Yatasto (Arg) - Gran Premio Nacional - (1ª parte clicar (2ª parte clicar)

Caerleon (USA) - Prix du Jockey Club (French Derby) 1983 - Clicar

Sir Ivor (USA) - 1968 Washington DC International - Clicar

Blushing Groom (Fr) - Poule d'Essai des Poulains 1977 - Clicar

Riverman (USA) - Poule d'Essai des Poulains 1972 - Clicar

Caro (Ire) - Poule d'Essai des Poulains 1970 - Clicar

Shergar (Ire) - 1981 Irish Derby - Clicar

Shergar (Ire) - 1981 Derby Epsom - Clicar

Troy  (GB) - 1979  Irish Derby - Clicar

Round Table (USA) - Clicar    

Swaps (USA) - Clicar

Citation (USA) - Clicar

Native Dancer (USA) - Clicar

Fantastic Ligh (USA) x Galileo (Ire) - 2001 Irish Champion Stakes - - Clicar

Sea Bird (Fr) - Prix de l'Arc de Triomphe - Veja o Replay - Clicar

Sunday Silence (USA) - Kentucky Derby 1989 - Veja o Replay - Clicar

Ribot (Ity) - Prix de l'Arc de Triomphe 1956 - Veja o Replay - Clicar

Ribot (Ity) - 1956 King George at Ascot Veja o Replay - Clicar

Ribot (Ity) - The true Story - Veja o Replay - Clicar

Ribot (Ity) - Raridade -  Clicar

Mill Reef (USA) - King George 1971 - Veja o Replay - Clicar

Sassafras (Fr) - Prix de l'Arc de Triomphe 1970 - Veja o Replay - Clicar

Northern Dancer (USA) - Kentucky Derby 1964 - Veja o Replay - Clicar

Sadler's Wells (USA) - Eclipse Stakes 1984 - Veja o Replay - Clicar

Danehill (USA) - Sprint Cup 1989 - Veja o Replay - Clicar

Mr. Prospector (USA) - Gravesend Handicap 1974 - Veja o Replay - Clicar

Damascus (USA) - Travers Stakes 1967 - Veja o Replay - Clicar

Dr. Fager x Damascus - Grandes Confrontos - Veja o Replay - Clicar

Alleged (USA) - Prix de l'Arc de Triomphe  1977 - Veja o Replay - Clicar

Nijinsky (USA) - Epsom Derby 1970 - Veja o Replay - Clicar

Peintre Celebre (USA)Prix de l'Arc de Triomphe 1997 - Veja o Replay - Clicar

Galileo (Ire) - Epsom Derby 2001 - Veja o Replay - Clicar

Galileo (Ire) - Irish Derby 2001 - Veja o Replay - Clicar

Galileo (Ire) - King George VI & Queen Elizabeth Diamond 2001 - Veja o Replay - Clicar

Secretariat (USA) - Belmont Stakes 1973 - Veja o Replay - Clicar

Lutz (Per) - GP. Latinoamericano de Jockeys Clubs 1986 - Veja o Replay - Clicar



  Grandes Embates  

   Seabiscuit x War Admiral  - Pimlico Special H. 1938  

No mundo do boxe, toda vez que se quer chamar a atenção para uma luta, é lugar comum denominá-la "luta do século" e toda a crônica passa aquele duelo como sendo o mais espetacular de todos os tempos. Isso obviamente dura até a próxima luta onde novamente uma chamada para a "luta do século", apaga tudo o que se disse das anteriores.

No turfe, poucas vezes houve esse tipo de artifício, dado que não é lugar comum uma chamada desse tipo, porém no longínquo ano de 1938, nos Estados Unidos, houve uma corrida que até hoje é lembrada, e por si só, esse fato a qualifica como a corrida do século. Trata-se do desafio entre dos cavalos War Admiral e Seabiscuit, na distância de 1.900m, pista de areia.

O primeiro, um tríplice coroado americano, coberto de glórias e o segundo um desafiante, que por sua campanha marcada por superações, enchia os corações americanos. Para que se tenha uma idéia do porte dessa corrida, os Estados Unidos inteiro parou para ouvir a corrida no rádio, e uma multidão tomou conta do hipódromo de Pimlico.

Para um País que recém saído de um crash financeiro, nada melhor que refletir em cavalos espetaculares, o orgulho nacional.

O recente filme em homenagem ao cavalo, homônimo do Seabiscuit, mostrou essa corrida como sendo um cabeça- à- cabeça, porém como poderemos ver a superioridade do Seabiscuit foi maior do que o mostrado na película cinematográfica. Tempo da carreira : 1:56 3/5.

Aproveitem para ver um registro histórico da verdadeira corrida do século.

Seabiscuit (a direita) - derrota War Admiral

Acesso ao páreo : clicar aqui  

Seabiscuit - (USA) Macho 1933 - Hard Tack (Man O´War) e Swing On por Whisk Broom. Campanha : 33 vitórias , 15 segundos e 3 terceiros, em 89 atuações. Pimlico Special. (contra. War Admiral), Havre De Grace H, Hollywood GC, Bay Meadows H, Agua Caliente H. World's Fair H, Bay Bridge H, Scarsdale H, Hendrie H, Michigan Governer's H , Ardsley H, Springfield H., Watch Hill Claiming Stk , Riggs H, Laurel S, Continental H, Massachusetts H, Yonkers H, Butler H, Brooklyn H, Bay Meadows H, Marchbank H, San Juan Capistrano H.  Eleito 1938 Horse of the Year & Handicap Champion 1937 & 1938 USA.

Jockey : George Woolf  -  Treinador : Tom Smith

War Admiral - (USA) - Macho 1934 - Man O´War e Brushup por Sweep.  Campanha : 21 vitórias e 3 segundos e 1 terceiro, em 26 atuações.  Kentucky Derby, Preakness S., Belmont S., Washington H., Chesapeake S., Pimlico Special. Eastern Shore H. Wilson S., Queens County H., Saratoga Cup, Widener H., Whitney H., Jockey Club Gold Cup; 2º Pimlico Special H. (contra Seabiscuit). Triple Crown Winner 1937, Horse of the Year and Champion 3-year-old colt. Hall Of Fame, 1958.

Jockey : C. Kurtsinger   -  Treinador : G. Conway



  Royal Academy (USA) - Breeders´Cup Mile 1990  

A profissão de jockey, além do perigo que expõe o profissional, requer uma energia física, que paradoxalmente não deve ser relacionada ao físico do piloto. Como não bastando que há de se ter energia física, porém sem físico, entra o fator idade como um parâmetro que limita o horizonte profissional do jockey.. Poucos foram os jockeys que montaram com a idade avançada, sendo esta  já  uma adversária, além dos outros jockeys.

A lenda " El Maestro", Irineo Leguisamo, montou até os 70 anos, com a mesma elegância de quando tinha vinte anos. No turfe  mundial um outro exemplo vem da Inglaterra, berço do turfe, onde outra lenda das rédeas, "Sir" Lester Piggot , também veio a montar com a idade avançada.

Jockey oficial da rainha da Inglaterra, Lester Piggot , que em sua carreira montou os cavalos que mais tarde viriam a ser chefes  de raça, tais como Sir Ivor, Roberto, Nijinsky, Crepello, The Minstrel, foi na monarquia inglesa, um segundo Rei, tanto que foi laureado, por Sua Majestade Elizabeth II, com o cobiçadíssimo título de "Sir", distinção singular na nobreza inglesa, entretanto, após a sua aposentadoria teve contra si uma acusação de sonegação de impostos, e como as leis da Grã Bretanha são cumpridas independente de quem seja o réu,  diferentemente de alguns países abaixo do Equador, uma condenação à prisão lhe foi dada e cumprida integralmente.

Pois bem, recém saído da prisão, Sir Lester Piggot, do alto dos seus 54 anos, uma idade avançada para qualquer jockey,  voltou a montar e assina a montaria de Royal Academy na Breeders Cup MIle de 1990, e mostrando nessa corrida que sempre será um "Sir" na história do turfe, com a energia de um jockey de 20 anos, atropelou de forma mítica para vencer um páreo espetacular.

Royal Academy (por fora)

Acompanhe o páreo e sinta a energia do "jovem" Lester Piggot.

Acesso ao páreo - clicar aqui 

Royal Academy (USA) 1987 - Nijinsky e Crimson Saint por Crimson Satan - Cruzamento linha Phalaris x Black Toney (linha Domino).

Campanha : 7 atuações: 4 vitórias - 2  (2) -  $724,167

1  Breeders' Cup Mile -G1, Dermot Mccalmont Tetrarch E.B.F. S. -G3 (IRE), Carroll Foundation July Cup -G3 (ENG); 2 Airlie Coolmore Irish 2000 Guineas -G1 (IRE), Ladbroke Sprint Cup -G1 (ENG)



  Fantastic Light (USA) x Galileo (Ire)  

Um teorema fundamental do turfe afirma que grandes proprietários, com grandes cavalos, exigem grandes jockeys.  Lendas se formaram em torno de Irineo Leguisamo, Luiz Rigoni, Luiz Gonzáles, e tantos outros, isso para ficarmos no continente sul americano.

Já na América do Norte e Europa nomes como Eddie Arcaro, Wilie Shoemaker, Lafit Pincay Jr, Jerry Bailey, Lester Piggot, Willie Carson, Yves Saint Martin, marcaram épocas montando o que havia de melhor na criação mundial.

No momento atual, dois jockeys têm o merecido destaque no cenário mundial. O brasileiro Jorge Ricardo, recordista mundial de vitórias  e dono de uma incomparável lista de vitórias em provas de Grupo. O outro jockey é ninguém menos que o defensor das cores da Godolphin Stables, cujo proprietário é Sua Alteza Real, o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoun. O piloto da famosa farda e boné azul, é o jockey italiano Lanfranco Dettori, a suprema competência das pistas européias, e norte americanas também, quando lá aparece.

Dettori, além de ser uma pessoa afável, é um profissional que, de longe, se destaca no cenário do turfe mundial, analogamente ao Jorge Ricardo, por sua precisão em montar um cavalo Puro Sangue Inglês. É notória a diferença técnica entre esse grande piloto e seus concorrentes. Por onde passa, L. Dettori vence páreos cinematográficos. Como fato pitoresco, após uma vitória sua marca registrada é saltar do cavalo, como se estivesse à voar, quando retorna para a repesagem. Uma outra particularidade é que o Dettori é a única pessoa autorizada pelo Sheik à tocá-lo.

Esta coluna homenageia esse  grande piloto, ao mostrar sua vitória no Irish Champion Stakes de 2001, onde montando Fantastic Light, de propriedade do Skeik Al Maktoun, derrotou o craque Galileo de forma assombrosa.

Galileo (fora) x Fantastic Light

Acesso ao páreo - clicar aqui

Note o percurso do Dettori na prova, e principalmente a diferença de tocada entre ele e o jockey do Galileo, Mick Kinane. O filme apresenta a reta em câmara lenta, e vê-se nitidamente  a diferença entre eles. O Dettori usa o chicote com sabedoria e nos últimos 100 metros sua tocada está inteiramente concatenada com os galões do cavalo. Note também a diferença de estribada entre eles. É desconcertante.

Uma justa homenagem à um grande jockey. O leitor fica convidado a imaginar essa chegada com o Dettori e o Galileo sendo montado pelo Jorge Ricardo.

Fantastic Light (USA) 1986 - Rahy e Jood por Nijinsky - Animal que representa o consagrado cruzamento Phalaris x Phalaris (via linhagem Paterna e Materna). 

25 atuações: 12 (1º) - 5 (2º) - 3 (3º), $8,486,957

Aos 3 anos 1 Thresher Classic Trial (ENG-G3), Stakis Casinos Great Voltigeur Stks. (ENG-G2), Arc Trial (ENG-L,), 2º Prince Of Wales's Stks (ENG-G2) - 4 anos 1 Dubai Sheema Classic (UAE-G3), Man O' War S. (USA-G1), Hong Kong Cup (HK-G1), 2 King George VI & QE Stks (ENG-G1) - 5 anos 1st Tattersalls Gold Cup (IRE-G1), Prince Of Wales's Stks (ENG-G1), Irish Champion S. (IRE-G1), Breeders' Cup Turf (USA-G1), 2º Dubai Sheema Classic (UAE-G1), King George VI & QE Stks (ENG-G1).

Galileo (Ire) 1998 - Sadler´s Wells e Urban Sea por Miswaki - Mais um representante Linha Phlaris x Phalaris.

8 atuações: 6 vitórias  - 1(2º)  $2,245,373 - Champion 3YO Colt in Eng and Ire

1º Derby S. (GB-G1), Irish Derby S. (IRE-G1), King George VI & Queen Elizabeth Diamond S. (GB-G1), Derby Trial S. (IRE-G3), Ballysax S. (IRE-L) ,2º: Irish Champion S. (IRE-G1)



  Ferdinand (USA) x Alysheba (USA) 

A simples menção de uma Breeders Cup Classic nos leva para uma prova com elevado nível técnico e alta dose de emoção, em qualquer época.Uma das memoráveis edições dessa prova deu-se no ano de 1.987 onde animais como Ferdinand, com o lendário jockey Willie Shoemaker e Alysheba com Chris Mc Carron, mostraram ao mundo o que é uma verdadeira corrida de cavalos.

A chegada é impressionante e você leitor certamente terá dúvidas em saber quem realmente ganhou o páreo. No próprio Youtube a dúvida existe entre os internautas. Aqui vai uma dica: o Ferdinand está por dentro e o Alysheba por fora.

Para não antecipar a sua conclusão, assista ao páreo primeiro e veja depois a campanha do vencedor

Acesso ao páreo : clicar aqui 

 Alysheba (USA) (Aberto)  x  Ferdinand (USA) (Farda Rosa)

Ferdinand (USA) 1983 Nijinsky e Banja Luka por Double Jay - Descendente de Phalaris via linha paterna, com mãe pertencente a linhagem de Domino. Descendente de Northern Dancer, com nomes importantes em seu pedigree : Bull Dog , Pharamound , Mahmoud , Black Toney , Dark Star , Sir Gallahad.

Campanha : 29 atuações: 8 vitórias $3,777,978 - 3 anos Kentucky Derby, Malibu S., Santa Catalina S.; 2º Preakness S. (Gr.1), San Rafael S. (Gr.2), Los Feliz S.; 3º Santa Anita Derby (gr.1), Belmont S.
4 anos: BC Classic (Gr.1), Hollywood Gold Cup (gr.1), Goodwood H. (gr.3), Cabrillo H.; 2º Santa Anita H. (Gr.1), Strub S. (Gr.1); 3º John Henry (gr.1)
5 anos: 2 Santa Anita H. (Gr.1), San Bernardino H., San Antonio H.; 3º Hollywood Gold Cup H. - Horse of the Year, 1987. Champion Older Male, 1987.

Alysheba (USA) 1984 - Alydar e Bel Sheba por LT. Stevens - Animal que representa o consagrado cruzamento Phalaris x Phalaris (via linhagem Paterna e Materna). Em seu valioso pedigree, nomes de peso : Native Dancer , Nasrullah , Teddy , War Admiral. Etc.

26 atuações: 11 vitórias $6,679,242

2 anos: 2º Hollywood Futurity [Gr.1], Breeders' Futurity [Gr.2], In Memoriam S.
3º Breeders Cup Juvenile [Gr.1]

3 anos: 1º Super Derby [Gr.1], Kentucky Derby [Gr.1], Preakness S. [Gr.1]
2º Breeders' Cup Classic [Gr.1], Haskell Inv. H. [Gr.1], San Felipe H. [Gr.1]
3º Blue Grass S. [Gr.1] ,4º Belmont S. [Gr.1]

4 anos: 1º Breeders' Cup Classic [Gr.1], Santa Anita H. [Gr.1], Woodward H. [Gr.1], Meadowlands Cup [Gr.1], San Bernardino H. [Gr.2], Strub S. [Gr.1], Iselin H. [Gr.1]
2º Hollywood Gold Cup [Gr.1]

Champion Three Year Old Colt, 1987.
Horse Of The Year & Champion Older Male, 1988.



 Sunday Silence (USA) x Easy Goer (USA) 

Para uma estréia de gala vamos rever o Preakness Stakes de 1.989 onde Sunday Silence (Pat Valenzuela) e Easy Goer (Pat Day)  travaram um duelo histórico nessa prova. Esse páreo é adrenalina puríssima. Prepare seus nervos !!

Acesso ao páreo : clicar aqui

  

 Sunday Silence (USA) por fora x Easy Goer (USA) 

Sunday Silence (USA) - 1986 - Halo e Wishing Well por Understanding  - Sire líder no Japão.

O descendente de Hail To Reason (USA), linha paterna de Phalaris, com seu 1 avô materno, linha do Chefe de Raça Teddy. Encontramos em seu pedigree, nomes de porte :Turn-To, Bull Dog,  Man O´War , Hyperion e Mahmoud, entre outros.

Campanha : 14 atuações: 9 (vitórias) , $4,968,554  -  Breeders' Cup Classic, Super Derby, Santa Anita Derby, Kentucky Derby, Preakness Stakes, San Felipe Handicap, the Californian -

Easy Goer (USA) 1986 - Alydar e Relaxing por Buckpasser   - Eleito 1988 Eclipse Champion 2YO Colt

Campanha : 20 atuações : 14 (vitórias) , $4,873,770 - Gold Stage S., Suburban H.(G1); Swale S., Gotham S.(G2), Wood Memorial(G1), Belmont S.(G1), Whitney S.(G1), Travers S.(G1), Woodward S.(G1), Jockey Club Gold Cup(G1); 2 Kentucky Derby (G1), Preakness Stakes.(G1), Breeders' Cup Classic (G1)

Home